quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A Pesquisa Sobre Ensino Coletivo De Instrumentos

Este artigo apresenta um levantamento dos trabalhos
sobre o ensino coletivo de instrumentos musicais
apresentados em Programas de Pós-graduação no Brasil.
Este levantamento faz parte da revisão de literatura de
um projeto de pesquisa de mestrado em andamento, cuja
temática é a área de Educação Musical, tendo a aula de
Bateria como foco. Os procedimentos metodológicos
adotados partem de uma pesquisa exploratória, fazendo-se
uso do levantamento bibliográfico. Foi consultado o banco
de teses e dissertações da CAPES no período de 1987 a
2011. Para delimitar a busca no portal, utilizaram-se
palavras-chave que faziam menção ao ensino coletivo de
instrumento. Este estudo apresentou, preliminarmente,
que a produção acadêmica sobre o ensino coletivo teve
um crescimento nos últimos anos, porém sua relação com
a percussão e/ou bateria ainda é pouco representativo na
educação musical, justificando um maior número de
pesquisas nessa área.

Nenhum comentário: