Estudantes promovem ação solidária no Cevam
Projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Mackenzie de São Paulo
A Banda Marcial "Nova Aliança", formada por estudantes o Lyceu de Goiânia e dos colégios estaduais Murilo Braga e Tancredo de Almeida Neves – todos localizados na Capital -, promoveu no último sábado (02/11) um dia de voluntariado no Centro de Valorização da Mulher (Cevam). O projeto, desenvolvido anualmente pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, busca estimular a ação voluntária em favor de pessoas e instituições sociais por todo o país. A iniciativa contou com a participação do grupo "Arte & Alegria".
Cerca de 80 voluntários, entre integrantes da banda, pais e professores, organizaram atividades culturais para as crianças e mães internas com muita música, brincadeiras, pinturas no rosto e contação de histórias. O Cevam, é importante destacar, acolhe crianças e mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência.
Professora e coreógrafa da Banda Marcial "Nova Aliança", Kely Pacheco relata que encontrou, ali no Cevam, duas ex-alunas, ambas de 13 anos, que frequentaram escolas estaduais em que ela havia trabalhado. "Fiquei chocada ao constatar que elas estão ali porque os pais as rejeitaram". Por isso Kely considera de extrema importância este dia em que todos se uniram para levar alegria, atenção e solidariedade ao Cevam.
Reflexão
Os integrantes do grupo "Arte & Alegria", vestidos de palhaços, contaram histórias divertidas às crianças, buscando fazê-las refletir em uma mensagem educativa e engraçada. "O ambiente estava permeado de muita emoção, integração e felicidade", diz o jornalista e professor João Luís Côrrea Batista. "A gratidão, o brilho nos olhos e o desejo de que aquela programação se repetisse eram perceptíveis entre os estudantes envolvidos neste projeto", acrescentou.
Para realização deste evento, a Universidade Mackenzie forneceu camisetas, cartazes e material de apoio. Estão previstas ainda a divulgação desta iniciativa em uma revista de circulação nacional feita pela própria universidade e a entrega de certificado de voluntariado aos participantes. Essa é décima edição do projeto Mackenzie Voluntário. Para mais informações, inclusive de ações em outras regiões do país, acesse:http://www.mackenzie.br/mackvoluntario_eventos_anteriore.html.
A Banda Marcial Nova Aliança, formada por estudantes do Lyceu de Goiânia e dos colégios estaduais Murilo Braga e Tancredo Neves, fará, nesta quinta-feira, dia 28, às 16 horas, concerto de encerramento do ano letivo. A entrada é franca. A banda tem apoio e coordenação geral do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação. A direção-geral é do maestro e jornalista João Luís Corrêa Batista. A apresentação será no teatro do Lyceu, localizado à Rua 21, nº 10, Centro, em Goiânia.
Incentivo à musicalidade
O maestro explica que o ensino da música e seu desenvolvimento demandam anos de estudo. “Quanto mais cedo o início deste processo de aprendizagem, melhor é o resultado e mais oportunidades os alunos terão. Nosso foco vai além do caráter técnico do projeto, está totalmente ligado ao desenvolvimento humano, independentemente de, no futuro, estes estudantes escolherem serem músicos ou não”.
O maestro explica que o ensino da música e seu desenvolvimento demandam anos de estudo. “Quanto mais cedo o início deste processo de aprendizagem, melhor é o resultado e mais oportunidades os alunos terão. Nosso foco vai além do caráter técnico do projeto, está totalmente ligado ao desenvolvimento humano, independentemente de, no futuro, estes estudantes escolherem serem músicos ou não”.
Para João Luís, ao proporcionar a participação dos estudantes em bandas marciais, a Secretaria da Educação “intensifica o combate à evasão escolar e contribui para a formação sociocultural dos jovens”. Ele ainda diz que ao estudar música na escola, os alunos acabam atraindo seus pais para aquela rotina e ainda têm a oportunidade de se profissionalizarem. Atualmente 60 alunos recebem aulas de segunda a sexta-feira nas escolas que estudam e, aos sábados, participam de ensaios coletivos. Todos os professores envolvidos são vinculados ao Ciranda da Arte.
Cleber Carvalho:
Um grande educador musical que não mede esforços para formar o cidadão em sua forma mais forte que é a de um ser pensante e com senso critico e sério. Ao conviver com esse grande professor me vi e me vejo a cada dia surpreso com o prazer e a dedicação de uma pessoa comprometida com o saber e a vivencia humana do conhecimento.
Te dou mil elogios professor e agradeço a Deus pela sua vida, que o senhor continue esse lindo trabalho com tantos jovens, que como eu sonham com um futuro melhor.
VISTE A PAGINA DA BANDA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário