domingo, 1 de março de 2015

Criando um Arranjo Musical em 2 Horas

Sempre teve vontade de criar seus próprios arranjos musicais? Isso se tornou possível graças ao Sonar 8.5, um poderoso sistema de gravação e sequenciamento de comandos MIDI. Como um software assim até mesmo músicos iniciantes podem criar seus próprios arranjos musicais. Agora vem uma questão importante: Quanto tempo demora para criar um arranjo musical? Vamos descobrir a resposta logo a seguir...
 
Criar arranjos musicais é deixar o seu lado “John Williams – Star Wars Opera” aflorar. Claro, você vai reger apenas alguns instrumentos e em sua grande maioria, virtuais. Quando se é o compositor da música, tudo fica mais fácil, você já é capaz de ouvir a música tocando em sua mente, então basta transportá-la para o mundo real e fazer o mundo conhecer a sua obra de arte. Por outro lado, se você é arranjador por profissão, ou dono de Home Studio, então a sua habilidade tem de ir além da técnica, porque terá que entender o que a música precisa para se tornar uma obra prima.
 
Entendendo o seu cliente:
 
Você está com seu Home Studio aberto, recebendo clientes de todo canto do mundo, então um deles lhe mostra uma música que você nunca ouviu na vida. Não estou de brincadeira... Você vai receber letras até pelos correios! A gravação a distância é algo cada vez mais comum no Brasil (Falaremos sobre isso em outro artigo).
Está com seu cliente tocando a música com o violão, (e olha que ele até toca bem). Então, nesse momento você deve começar a pensar em qual estilo essa música será arranjada. Uma boa forma de descobrir isso é perguntando para o cliente/artista, ele já tem uma idéia de qual tipo de arranjo ele deseja para a tal música.
Caso a produção seja um pouco mais requintada, então você vai tratar com a produção do artista antes de criar arranjos musicais. Eles têm um projeto mais elaborado e geralmente definem um plano de marketing para o produto (artista), e logicamente, o estilo é definido seguindo esses parâmetros.
Voltando aos clientes menos famosos... O cliente canta bem, toca a música e tem uma idéia de como ela deverá se parecer. Nesse ponto a melhor estratégia é gravar esse momento, voz e violão para uma posterior consulta. Claro, você não vai se lembrar da melodia da música depois que o artista virar a esquina, porque a música é nova, você não é o exterminador do futuro modelo T-1000, então vai ter que usar o Sound Forge e gravar essa tomada, bem direitinho. É como se você fosse um escultor e tivesse fazendo um molde em gesso para reproduzir a peça.
Gravou o artista? Legal, agora você vai pedir uma cópia da letra da música, cifrada, inclusive com os riffs se eles existirem.
Nesse ponto começa a sua jornada de 2 horas para gravar o arranjo musical.
Tome um copo d´água, relaxe, entre em alfa e mãos à obra. Como você vai usar um sequenciador MIDI, então vai ser mais fácil corrigir algum pequeno erro durante a execução de cada instrumento. Você pode utilizar alguns Soundfonts ao produzir arranjos, ajuda muito na audição do resultado final.
Todos os instrumentos podem ser reproduzidos pelo sintetizador, mas alguns você deve querer gravar ao vivo. São eles: Guitarra Overdrive e Clean, Guitarra Acústica, Contra-Baixo, e pianos.
Prefira ao vivo se você tem uma boa técnica para execução de cada um desses instrumentos.
Inicie sempre ouvindo vários MP3s com arranjos semelhantes aos que pretende recriar para a música. Se você estiver querendo criar um arranjo como os da Lady GaGa, então ouça Bad Romance, Poker Face, só os arranjos milionários. A produção da Lady GaGa investe (gasta) muito dinheiro nesses arranjos. O engenheiro de mixagem da Lady GaGa é o Robert Orton e o produtor é o RedOne. Acredite, esses caras não são barateiros.
 
Se você vai gravar sertanejo universitário, então ouça alguns artistas em evidência, como Victor e Leo (Pensando bem... Eu gosto mesmo de você!), Maria Cecília e Rodolfo (Tudo que eu quero... É você de volta...), (uma lista interminável).
Enfim, um briefing antes de iniciar é fundamental para um bom produto final.
Para fazer tudo em 2 horas, você tem que usar samples de MIDI. Estou falando de pedaços de instruções MIDI que você pode ter guardados em pastas para os mais diferentes estilos. Você não precisa gravar um riff mais de uma vez, pois basta copiar e colar esse riff quantas vezes você desejar.
Não tenho esses pedaços de MIDI? Fácil, baixe da Internet um arranjo MIDI (bem feito) e abra isso no Sonar 8.5. Agora extraia as partes que você interessar: Baterias, viradas, efeitos dinâmicos, tudo que você deseja para o seu novo arranjo.
 
Regras básicas:
 
  1. Monte a bateria primeiro.
  2. Toque a música em partes, depois copie e cole à vontade.
  3. Tente gravar acordes e arpejos limpos e precisos.
  4. Quantize apenas se for necessário.
Seguindo esses passos, você vai fechar seu arranjo em menos de 120 minutos.
Para um artigo rápido sobre criação de arranjos, fico por aqui. Estou preparando um exercício mostrando isso na prática e convidando você para fazer também. Isso é muito importante para qualquer futuro arranjador/produtor de Home Studio.
 
Um abraço!

Nenhum comentário: