ESCRITA PARA BIG BAND
- Blocos Instrumentais
- 03 Blocos Instrumentais Distintos e Seção Rítmica
- Configuração Básica Tradicional
- Trompetes: 04 Trompetes em Sib
- Saxofones: 02 Saxes alto em Mib, 02 Saxes tenor em Sib, 01 Baritono em Mib
- Trombones: 03 Trombones tenores, 01 Trombone baixo
- Seção Rítmica
- Guitarra, Baixo, Piano e Bateria
- nota: em geral, os músicos de sax são capazes de dobrar a clarineta e a flauta.
- Tessitura e Efeitos dosTrompetes
- Região Aguda: escrita Fa#2...Do5, soa Mi2...Sib4
- Staccatos
- Duplo e Triplo, Flutter Tongue
- Glissandos
- Flare, Gliss Longo, Dropped Note
- Trilhos
- Lip Trills e Fingered Trills
- Uso de Surdina
- Tessitura e Efeitos dos Saxofones
- Região Média: todos escrevem Sib2....Fa5, Alto soa Reb2..Lab4, Tenor soa Lab1....Mib4,Baritono soa Réb1...Lab3
- Ligação Harmônica e Melódica
- Glissandos Rápidos e Pedais
- Tessitura e Efeitos dos Trombones
- Região Grave: Tenor escreve e soa Mi1...Sib3, Baixo escreve e soa Do1,,,Fa3
- Evitar Passagens Rápidas no Grave (abaixo de La2)
- Produz todos os Efeitos do Trompete mais o glissando longo
- Uso de Surdina
- Seção Rítmica
- Função de Sustentar a Harmônia e o Rítmo
- Configuração Básica: Piano ou Teclado, Contra-baixo, Guitarra, Bateria e Percussão
- Escrita: Cifras, Orientações Rítmicas e eventuais trechos escritos em casos específicos
- Mecânica de Escrita em Blocos
- Escrita para cada bloco como uma unidade sonora
- Antifonias ou Contraposição de Blocos: Alternância, Concatenação e Superposição
- Introdução
- A Introdução climatiza o arranjo, duração de 02, 04, 06, 08 compassos
- Tipologia da Introdução
- Temática e Variada
- Somente Seção Rítmica
- Repetição de uma Simples Sequência de Acordes: Estilo Vamp
- Variações e Interlúdios
Nenhum comentário:
Postar um comentário