sábado, 2 de maio de 2015

ESCRITA PARA BIG BAND

  • Blocos Instrumentais
    • 03 Blocos Instrumentais Distintos e Seção Rítmica
    • Configuração Básica Tradicional
      • Trompetes: 04 Trompetes em Sib
      • Saxofones: 02 Saxes alto em Mib, 02 Saxes tenor em Sib, 01 Baritono em Mib
      • Trombones: 03 Trombones tenores, 01 Trombone baixo
      • Seção Rítmica
        • Guitarra, Baixo, Piano e Bateria
      • nota: em geral, os músicos de sax são capazes de dobrar a clarineta e a flauta.
    • Tessitura e Efeitos dosTrompetes
      • Região Aguda: escrita Fa#2...Do5soa Mi2...Sib4
      • Staccatos
        • Duplo e Triplo, Flutter Tongue
      • Glissandos
        • Flare, Gliss Longo, Dropped Note
      • Trilhos
        • Lip Trills e Fingered Trills
      • Uso de Surdina
    • Tessitura e Efeitos dos Saxofones
      • Região Média: todos escrevem Sib2....Fa5, Alto soa Reb2..Lab4Tenor soa Lab1....Mib4,Baritono soa Réb1...Lab3
      • Ligação Harmônica e Melódica
      • Glissandos Rápidos e Pedais
    • Tessitura e Efeitos dos Trombones
      • Região Grave: Tenor escreve e soa Mi1...Sib3, Baixo escreve e soa Do1,,,Fa3
      • Evitar Passagens Rápidas no Grave (abaixo de La2)
      • Produz todos os Efeitos do Trompete mais o glissando longo
      • Uso de Surdina
  • Seção Rítmica
    • Função de Sustentar a Harmônia e o Rítmo
    • Configuração Básica: Piano ou Teclado, Contra-baixo, Guitarra, Bateria e Percussão
    • Escrita: Cifras, Orientações Rítmicas e eventuais trechos escritos em casos específicos
  • Mecânica de Escrita em Blocos
    • Escrita para cada bloco como uma unidade sonora
    • Antifonias ou Contraposição de Blocos: Alternância, Concatenação e Superposição
       
  • Introdução
    • A Introdução climatiza o arranjo, duração de 02, 04, 06, 08 compassos
    • Tipologia da Introdução
      • Temática e Variada
      • Somente Seção Rítmica
      • Repetição de uma Simples Sequência de Acordes: Estilo Vamp
  • Variações e Interlúdios

Nenhum comentário: