A prática meticulosa e com disciplina é característica comum a todos os bons músicos. Outra peculiaridade marcante é que eles sempre dão boas vinda a desafios. Faça exatamente isso: quando os exercícios técnicos em uma rotina não forem desafiantes, abandone-os. É um despropósito permanecer ali apenas para afagar o ego ou impressionar os colegas.
Em cada uma 12 escalas maiores edifica-se 7 tétrades de quatro naturezas diferentes [maior com sétima maior, maj7; menor com sétima menor, m7; maior com sétima menor – a dominante – 7; meio diminuta m7(b5)]. Todas eles devem ser dominadas e saber exatamente a que grau da escala pertencem é requisito básico. Os exercícios aqui foram escritos exatamente com esse fim: dar uma vôo rasante por esse terreno. Faça-o consistente e concentradamente.
É importante que se use metrônomo – as indicações de andamento na partitura são o objetivo final plausível para considerar os exercícios bem realizados. Anote como praticou para checar o progresso. Use vários níveis de dinâmica, diferentes articulações e texturas. Aprenda completamente os 48 acordes de sétima construídos nas 12 escalas maiores e fique claro do(s) endereço(s) de cada um deles (graus das escalas a que pertencem). Entre no time:
Todo Trompetista de Jazz Sabe:
Nenhum comentário:
Postar um comentário